segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ORANDO CONTRA UM CORAÇÃO AGRAVADO

" Depois, disse o Senhor a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles" (Êxodo 10:1).

   Por que Deus agravaria, endureceria deliberadamente o coração do homem de cuja permissão Moisés precisava para tirar os israelitas da escravidão no Egito?
   Em Romanos 1:21-24, o apóstolo Paulo oferece uma pista quando descreve pessoas que não glorificavam nem agradeciam a Deus. A passagem esclarece que seus pensamentos se tornaram fúteis e que seu coração insensato ficou obscurecido de tal modo que " Deus os entregou à concupiscência do seu coração". Em alguns casos Deus toma nossa predisposição voluntariosa para a rebeldia e permite que façamos permanentemente nossa vontade. Êxodo torna óbvio que o faraó não era um homem terno cujo coração Deus endureceu; pelo contrário era um rei orgulhoso e arrogante. No Egito, o nome do faraó era Rá, significado "deus-sol", e ele se comportava como uma divindade cujos desejos deveriam ser satisfeitos, incluindo a escravidão de toda uma nação, sobre a qual impôs trabalho forçado. O Deus verdadeiro decidiu pôr fim ao poder atribuído ao faraó e demonstrar o seu. Usou a própria teimosia do rei para ensinar-lhe uma lição dolorosa, e que lhe custou muito caro.
  
 Irmãos, essa passagem contém uma palavra de cautela para nós também. Talvez em nosso orgulho pensemos que podemos controlar ou manipular as pessoas. Deus nos ama, mas ele odeia o orgulho (Pv 8:13). Se necessário, ele pode entregar-nos aos nossos desejos pecaminosos para ensinar-nos, às vezes por consequências penosas, que precisamos ser bondosos e estar sempre atentos a sua orientação. Amém??!!

APDSJ, Meditem em Êxodo 8:15, 30-32; 9:7,12,35; 10:1,20,27. Que Deus abençõe a cada um de vocês e até amanhã se Deus permitir. Amanhã será um dia especial pra mim, que Deus venha me abençoar e capacitar nessa nova etapa.

Aninha Alves

2 comentários:

  1. isso mesmo irmã aninha temos que evangeliza em tempo e fora de tempo, pois ñ sabemos o dia em q o nosso SENHOR JESUS SALVADOR vai vota.......

    ResponderExcluir