quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Luz Suficiente Apenas Para a Etapa Em Que Você Se Encontra

" Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua benignidade e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui. E disse o SENHOR: Conforme a tua palavra, lhe perdoei" (Números 14:19-20).
   A história dos israelitas no deserto foi marcada por período de obediência entusiasta e grande alegria com tempos de desobediência rebelde e grande punição. Embora Deus realizasse diversos milagres para livrar seu povo do Egito, os israelitas persistiam em duvidar dele. O Senhor os levou então ao deserto e os testou.
   Um dos testes envolvia água, da qual Deus os privou por três dias. Ele sabia que o povo precisava de água e poderia tê-los provido facilmente. Mas não pediram. Não oraram. Só se queixaram. Deus queria que pedissem. Era parte do teste. Queria que dependessem dele para tudo.Quando Moisés clamou em favor deles, Deus disse que, se o povo lhe desse ouvidos e obedecesse as suas ordens, satisfaria todas as suas necessidades. Eles então ouviram e obedeceram. Receberam água e ficaram satisfeitos.
Até a crise seguinte....
   Os israelitas não aprenderam e voltaram a se queixar. Desta vez por falta de comida. Deus não estava tentando matá-los de fome. Conhecia a necessidade do povo e desejava atendê-los. Mas também queria que continuassem nele. Mais uma vez Moisés orou, e Deus atendeu. Dessa vez, porém, ele só concedeu o necessário para cada dia; um dia de cada vez. Deus desejava que confiassem nele para a provisão diária. Queria que aprendessem a andar com luz suficiente apenas para a etapa em que se encontravam.
   Soa-lhe familiar? Você consegue pensar em algum conhecido que pretende chegar à "terra prometida", mas não quer fazer os arranjos necessários para poder viajar? Conhece uma pessoa que deseja ter tudo que precisa, mas não está disposta a desistir de nada para realizar seu desejo? Você sentiu alguma vez que deveria ter alcançado seu alvo, sem ter de confiar em Deus em cada passo?
  Essa passagem ilustra que a capacidade de Deus para perdoar o pecado e a insensatez de seu povo é ilimitada. Precisamos apenas confessar, e ele é fiel e justo para nos perdoar  (1Jo 1:9). As conseqüências, porém, advirão de nosso comportamento rebelde. Embora Deus nos perdoe, algumas vezes temos de experimentar as conseqüências de nossa pecado. No caso dos israelitas eles tinham de morrer no deserto. Dos que ainda restavam vivos, só Josué e Calebe veriam a terra prometida.

Deus muitas vezes fornece luz suficiente para a etapa em que estamos, mas temos de confiar nele e andar em obediência em sua direção. Ele então iluminará a etapa seguinte.

Leia Números 14:19-23 e Reflita

APDSJ,

Aninha Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário