sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Poder da Fé

" Pelo que o povo veio a Moisés e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela" (Números 21:7-8).

   Ao ler essa passagem, você se sente frustrada com a obstinada ingratidão dos israelitas? Em respostas à súplica deles, Deus lhes concedeu vitória sobre seus inimigos, os cananeus. Não sabemos ao certo quanto tempo duraram as viagens aqui mencionadas, mas sabemos que " a alma do povo angustiou-se neste caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés" e ficou insatisfeito com o alimento fornecido por Deus.
   Amados, mais uma vez somos lembrados da importância vital da confissão do pecado. Mais uma vez testemunhamos o privilégio da intercessão quando Moisés representou à contrição dos israelitas diante de Deus. Essa passagem conduz ainda a um dos princípios mais fortes das Escrituras: O poder da oração é mais claramente visto quando há fé.
   Porque Deus daria a Moisés uma ordem aparentemente tão estranha - fazer uma serpente de metal e colocá-la sobre uma haste? Mas há mais. A essa promessa Deus acrescentou: Quem quer que fosse mordido por uma serpente verdadeira poderia simplesmente olhar para a de bronze e viver.
   É claro que a serpente de metal não tinha poder, mas a obediência de Moisés  à instrução pouco comum está registrada, assim como resultado: todos que seguiram a ordem de Deus foram salvos. Embora o procedimento fosse bem simples, aparentemente alguns, em sua obstinação rebeldia, se recusaram a crer.
   O mesmo acontece hoje, Jesus morreu na cruz para salvar-nos do veneno que nos contamina e leva à morte: O pecado por se recusarem a levantar os olhos para a cruz. Recusam-se a crer que algo tão simples possa salvá-los.
   A serpente de bronze sobre a haste é um tipo ou uma representação de Jesus, que a ela se refere ao conversar com Nicodemos: " E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:14-15). Em ambos os casos, é preciso disposição para levantar os olhos e crer.
   Cristo é nosso mediador, e ele nos ama tanto que pagou a pena pelo nosso pecado com a própria morte. Significa que aqueles dentre nós que olharem para Jesus como Salvador viverão eternamente com ele.


Leia Números 21:1-9 e Reflita.


APDSJ,

Aninha Alves




Nenhum comentário:

Postar um comentário