segunda-feira, 26 de novembro de 2012

LUTANDO EM ORAÇÃO

" Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia. E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares" (Gênesis 32:24-26).


   Amados, a oração já lhe pareceu uma luta? Muitas vezes, nossos períodos de oração mais se aparecem com lutas que diálogos. Essa passagem, entretanto, nos mostra que podem surgir transformações surpreendentes dos conflitos que experimentamos em oração.
   Até esse encontro com Deus, a vida de Jacó se caracterizara por suas tentativas de seguir adiante por conta própria, por seus planos enganosos de obter bençãos e por suas manipulações para que sua vida "funcionasse" de acordo com seus desejos. Ele não concedera a Deus o controle, nem confiara que o Senhor poderia realizar seus planos divinos.
   Quando, porém, o estranho apareceu e lutou com Jacó, este vivia um momento de solidão e de genuíno temor sobre o que estava para acontecer com ele e sua família. Em breve reencontraria o irmão, Esaú, que tinha todo o direito de odiá-lo. Jacó desconhecia completamente os planos do irmão. Durante a luta com o desconhecido (que acabou revelando ser o próprio Deus, Gn. 32:30), Jacó lhe disse seu nome - o equivalente a uma confissão, porque seu nome significa literalmente "suplantador" ou "usurpador". Essa confissão levou à transformação. Jacó recebeu do seu oponente a benção: um novo nome e um novo futuro. O confronto o tornara diferente. Ele também recebeu um ferimento, que o levou a mancar pelo resto da vida - uma lembrança sempre presente do que acontecera.
   
  Se você quiser experimentar a oração transformadora de vida, seja sincera(o) com Deus sobre sua identidade, confesse-a. Por exemplo, diga: " Senhor, tenho sido medrosa(o)" ou "Senhor, tenho duvidado". E então acrescente: " Senhor, ajuda-me a ir além do que sou, e tornar-me quem tu me chamaste para ser".

   Apesar do passado de Jacó, os planos de Deus prevaleceram em sua vida, mas não sem dificuldades. Não tema lutar em oração, sabendo que Deus usará quaisquer medidas necessárias para executar os planos dele para sua vida. Como Jacó, fique firme e não desista da benção que transformará você para sempre.

Leia Gênesis 32:1-32 e Reflita. Lembre-se que Deus tem  o melhor pra sua vida. Que a paz do Senhor esteja com vocês, até amanhã se Deus permitir.


Aninha Alves

Um comentário: